Em Fluxo Continuo

Tuesday, October 31, 2006

A tradicao do Halloween e as Bruxas

Esta tradicao celta do culto a Samhain, o Cavaleiro da Morte, foi adaptada pelos conquistadores romanos e mesclada a sua festa da colheita. Depois, a igreja catolica e crista resolveu que podia utilizar este dia como homenagem a todos os Santos, o 1o. de novembro e comecou a chamar a data de "Hall Hallow Day" e a noite anterior que era quando comecava a festa de Samhaun, de "Hall Hallow Even", que foi se contraindo, contraido ateh chegar a Halloween.

Entao, esta foi uma data sempre usada para se fazer atrocidades e culpar os espiritos.

A tradicao chegou nos Estados Unidos com os pioneiros e se popularizou com a chegada dos Irlandeses, em 1840, que introduziram a abobora com a vela dentro, adaptando uma lenda antiga, o "Jack-o-lantern". Em 1921 ocorreu o primeiro desfile de Halloween em Minessota e de lah para cah soh foi difundida a festa, gerando - claro - muitos produtos, muitos doces, muita consumista cultura.



Ah, e as bruxas. Depois de Salem, sim as Bruxas de Salem, ela viraram simbolo da cidade, passaram a estar mais presentes no Halloween e - claro - Salem virou uma cidade turistica que vive de vender sua historia.





Feliz Dia das Bruxas.

Feliz Halloween



Na America do Norte eh uma tradicao. Aqui, no Texas, ha uma mescla com a cultura mexicana do dia dos mortos. Eh muito legal.

Monday, October 30, 2006

Empires come and go...

Saturday, October 28, 2006

Mather Point

Nada mais, nada menos...

Transporte publico em Austin

Se tem uma coisa que funciona nesta cidade eh o transporte publico. Claro que nao para muito longe e que nos finais de semana os horarios sao bem mais esparsos e algumas rotas nao funcionam. Mas os onibus tem horario pre-definido e voce pode ir para a parada que eles passam mesmo naquele horario. O tempo eh por parada, uma a uma.
Para os estudantes da Universidade do Texas, ha as shuttles, onibus especificos, com rotas e paradas tambem especificas. Sao abertas aa comunidade, mas praticamente soh os estudantes as utilizam. Escolhi o lugar onde moro tambem porque tem uma parada da shuttle que pego exatamente na frente.
Em downtown ha as dillos, o tatu eh o bicho-simbolo do Texas. As Dillos sao gratuitas e o motorista vai falando sobre o pontos turisticos. Sao bem peculiares.
E, claro, ha um site muito bom onde se pode consultar horarios, tracar seu itinerario de um ponto a outro da cidade. Eh o site do Capital Metro, vale a pena visita-lo. E eles tambem distribuem gratuitamente revistas semestrais com os horarios, com a rotas, com eventuais alteracoes, com informacoes.
E na Bahia? Eh chorar no cantinho.

Thursday, October 26, 2006

Visits



Mi amiga de las montanas heladas del sur in mi casa austiniana. Great!!

Viagens e presentes


Algumas vezes os caminhos nos sao dados por trilhas jah definidas na estrutura viaria: estradas, rodovias - e a gente vai seguindo...

Outras vezes, vamos desbravando, abrindo caminhos que dantes nao foram trilhados - e vamos seguindo...

Em ambos podemos receber presentes. E conhecemos pessoas com as quais trocamos, aprendemos, ensinamos, crescemos. Tao bom viajar com uma bruxa travestida, la chica de la Ricoleta and the mountain's woman.

Sunday, October 22, 2006

Show dos Stones



Uau, uau, uau - no comments.

Como podem uns senhores com tanta idade terem tanta vitalidade? Mick Jagger nao para um minuto, o homem eh um dinamo. Ele eh lindo, maravilhoso. Soutiens foram jogados no palco, a marijuana correu solta no gramado, as pessoas aguardando em cobertores no chao. Muitas criancas e - ateh - argentinos. :-) Muita gente Mesmo, nao?

O show foi maravilhoso, o mesmo do Rio que jah tinha visto na TV, mas nada como estar a alguns metros do palco e sentir a energia, a vibracao da banda, e principalmente de Mick Jagger. A diferenca de aqui eh que teve country, algo que Jagger disse nunca ter tocado mediante plateia e emendou no ritmo da terra: "It's the home of Willie Nelson, the home of Western swing/ It don't matter who's in Austin, Bob Wills is still the king" Um publico de 42 mil pessoas aguardou o show que seria as quatro, mas somente comecou as sete da noite e teve esquema de superproducao, pois foi a gravacao para o DVD da Bigger Band Tour. Antes teve a apresentacao de uma banda de Austin e de Los Lonely Boys, totalmente chicanos.

Agora soh esperar o DVD. Emocao in, on, at pele!

Saturday, October 21, 2006

Rolling Stones in Austin - zilker park


As velhas do rock'n' roll fazem show amanha em Austin, em um dos parques da cidade. Domingo aa tarde, programao da familia austiana: Stones. Te parece...o programao sao os Bats. Stones eh acaso. :=)

Veja aih:
10/22: Music: The Rolling Stones

Eu estarei lah na primeira fila, pois aqui nao ha VIPs1, VIPs2, VIPs3 como houve no Rio, mas tb o ingresso eh bem pago.

Veias da terra


Em setembro, estive em um dos unicos lugares que efetivamente gostaria de conhecer nos Estados Unidos: o Grand Canyon. Nao eh uma das sete maravilhas do mundo antigo, mas uma das sete maravilhas naturais, que muito mais me fascinam. Viajamos da California para o Arizona, parte pela Route 66, parte pelas interestaduais, pelo deserto onde trens pareciam flutuar, platos encantar e a imensidao calar.

Casa, comida e roupa lavada!






Moro em frente a um Baby Acapulco, a um 7 Eleven, a uma Gas Station e a um Jack in the Box. Quer mais? Soh no campus...
Ainda bem que para dentro dos portoes, apos a bandeira americana aquela ali, eh uma calmaria soh. Com direito a Colorado, gramado, vista da cidade, quadra de tenis, de volei, piscina, hidro, sala de ginastica e muito sossego.

Onde se vai parar no Texas?


Claro que em um restaurante mexicano com uma marquerita "adelante", tche!

Thursday, October 05, 2006

Saudades

11h51min in Austin. Quase duas horas no Brasil. O cheiro do acaraje chegando pelas imagens na tela. O mar indo e vindo...nao ha Colorado que ateh Grand Canyon faz, que sustente. Palavra aquela que soh existe em portugues. Seriamos nos os detentores deste banzo secular? A vida eh bela de onde se mira, apesar da distancia...

Dia de Criacao

Sem acentuacao, sem controls e tantos para tal, a necessidade apresenta-se, instala-se, exala-se e aqui esta o inicio: um ponto, um post. Blog criado, logo acrescentado.